Seu Pet Está Com Mau Hálito? Saiba o Que Fazer!

 


Esteja atento ao mau hálito do seu animal de estimação. Ao contrário do que muitos pensam, isso não faz parte da natureza deles e não é comum em algumas raças. Na verdade, é normal sentir um odor diferente vindo da boca do animal.

Mas quando o cheiro é forte, pode indicar problemas de saúde da pelagem e estes podem piorar se não forem tratados adequadamente. Por isso, apresentamos as principais causas, como prevenir e quais os procedimentos de tratamento mais indicados. Acompanhe o post para descobrir!

Quais são as principais causas do mau hálito em cães?
Antes de falarmos sobre o tratamento, é importante entender o que pode estar causando o mau hálito do seu cachorro. Assim fica mais fácil identificar o que está acontecendo com o bichinho. Além disso, é fundamental conhecer as causas para saber como evitar que esse problema ocorra.

O principal motivo é a má higiene bucal. Assim como nós, os pets precisam de escovação diária, sabia? Durante o dia, restos de comida e outros alimentos se acumulam na boca e entre os dentes, o que promove a multiplicação de bactérias, que posteriormente levam à formação de placas amareladas, chamadas de tártaro. Com o aparecimento do tártaro, é sinal de que o animal sofre de gengivite, responsável pela propagação do mau hálito.

Porém, se a escovação estiver em dia e o animal ainda apresentar mau hálito, pode ser sintoma de algumas doenças, como:

 

problemas respiratórios;
doença renal;
complicações do diabetes;
doença do estômago, como gastrite ou úlcera;
doença hepática, entre outros.
Nesses casos, além do mau hálito, podem aparecer outros sintomas, como:

enjôo;
apatia;
vômito;
diarréia;
salivação excessiva;
secreção nasal.
 

Como evitar o mau hálito em um animal de estimação?
Como a principal causa de halitose em animais é a falta de higiene, a melhor forma de evitar esse problema é escovar os pelos pelo menos 3 vezes por semana. Vale lembrar que o ideal é fazer isso diariamente. A princípio é normal que o bichinho não goste, então é preciso caminhar um pouco de cada vez até que ele se acostume.

Nos casos em que o tártaro e a gengivite já estão instalados, o ideal é consultar um veterinário o quanto antes para realizar o tratamento, antes mesmo de começar a escovar os dentes, pois o quadro do animal pode piorar e desencadear outros problemas mais graves. por exemplo, endocardite.

Para fazer isso, encontre uma loja de animais e compre uma escova e pasta de dentes para cães. Existem também várias outras formas de evitar o mau hálito, confira algumas delas.

Dedeira: é uma espécie de escova de dente que você coloca no dedo e limpa com facilidade.
Brinquedos com cerdas: esse brinquedo auxilia na higiene bucal do animal, evita o desperdício excessivo de alimentos, o que ajuda a prevenir, por exemplo, a formação de placas bacterianas.
Alimentos personalizados: alguns alimentos específicos também ajudam a evitar o mau hálito porque são feitos para limpar os dentes, evitando o acúmulo de tártaro.
Ração com aditivos: o aditivo ajuda a prevenir o tártaro e também ajuda a prevenir e reduzir o mau hálito.
No entanto, como o mau hálito pode indicar outros problemas de saúde, é extremamente importante levar seu cãozinho a consultas com um veterinário de confiança e fazer exames regulares, não apenas quando notar algum problema.

Quais são os principais tratamentos para cães com mau hálito?
Existe um tratamento específico para cada causa. Somente um veterinário é capaz de identificar a causa do mau hálito e prescrever o tratamento mais adequado para o seu cachorro.

 

Por isso, é sempre bom ressaltar que é fundamental ir regularmente a uma clínica de confiança. O mau hálito, como já mencionamos, pode indicar problemas de saúde. No entanto, se não for tratada adequadamente, também pode causar outras doenças.

O acúmulo de bactérias na boca do animal pode levar a doenças graves, como meningite, bronquite, artrite e insuficiência renal e cardíaca.

Portanto, se o seu cachorro tem mau hálito, não ignore esse problema. Realize a higiene diária, procure uma clínica veterinária de confiança e ofereça apenas ração e ração de qualidade para cuidar da saúde do seu pet.