Quais As Melhores Raças De Cães Pequenos Para Apartamento


Se você está pensando em ter um cachorro pequeno, apresentamos algumas raças ideais para quem mora em apartamento, além de mostrar cuidados básicos para que o animal tenha uma vida saudável e com qualidade. Confira!

Por que escolher cachorros pequenos para um apartamento?

O aumento do número de cães menores nos últimos anos está ligado ao novo estilo de vida humano. Além disso, com as medidas de distanciamento social causadas pela pandemia de Covid-19, o animal de estimação se tornou um ótimo companheiro para as pessoas e quem mora em apartamento prefere cachorros mini e pequenos.

E os apartamentos parecem estar cada vez menores, não é mesmo? Atualmente, existem algumas com apenas 27 m², mas também com 56 ou 86 m². Mesmo assim, há pouco espaço, então cães de pequeno porte são a melhor opção para quem quer ter um animal de estimação em AP.

Eles não ocupam muito espaço e, mesmo para quem precisa brincar e se exercitar, é possível realizar atividades sem precisar sair de casa. Além de economizar espaço, ter um cachorro mini ou pequeno é mais prático tanto na hora de transportar o animal quanto de manter o ambiente limpo e higiênico.

Quais raças de cães pequenos são ideais para um apartamento?

Existem dezenas de raças de cães pequenos que podem ser mantidos como animais de estimação em apartamentos. Selecionamos alguns dos nossos favoritos para apresentar a você. Confira!

 


1. Pug

Tem um encanto especial graças ao focinho achatado e às dobras cutâneas que caracterizam as características desta raça. Fácil de se relacionar com os tutores, pode ser um pouco carente e precisa de muita atenção.

2. Spitz Alemão

Também é conhecido como Lulu da Pomerânia. É um animal inteligente, mas com uma personalidade muito forte. Portanto, se você quer um animal mais carinhoso e tímido, essa não é a melhor escolha. No entanto, é uma raça que gosta de brincar e precisa de estímulo.

3. Shih Tzu

Se você quer um cachorro que goste de brincar, o Shih Tzu é uma ótima alternativa, mesmo para quem tem crianças. Esta raça tem muita energia, então dê a ele espaço para correr e se exercitar.

4. Chihuahua

É a menor de todas as raças de cães pequenos. Na idade adulta costuma crescer até cerca de 20 cm, por isso é ideal para apartamentos. São cães com muita energia que se agarram aos seus donos e adoram ser mimados.

5. Yorkshire terrier

É uma excelente raça para quem procura companhia. York, como é carinhosamente chamado, é bastante carente, adora companhia e tem um pouco de ciúme. Cão alegre, inteligente e esperto.

6. Maltês

O maltês é muito dócil e adora ser abraçado, por isso, assim como o Yorkshire, ele é perfeito para quem quer um animal de estimação para lhe fazer companhia. Dependendo de como seu casaco for feito, ele parecerá um cachorrinho para sempre.

7. Beagle

Beagles são cachorrinhos adoráveis ​​e perfeitos para quem procura um animal de estimação não só para lhe fazer companhia, mas também para entretê-los. Eles são muito amigáveis, fofinhos e adoram brincar.

8. bulldog frances

O Bulldog Francês precisa de muita atenção. É um ótimo companheiro para seu dono, mas espera receber o mesmo em troca, por isso não é um animal de estimação para ficar sozinho em casa. É um animal amoroso que estará sempre ao seu lado.

9. bulldog inglês

Há quem diga que o Bulldog Inglês não é muito inteligente, mas na verdade ele é teimoso e reage quando os professores tentam ensinar-lhe comandos. No entanto, é um animal dócil e sociável que gosta de estar perto, sendo também bastante calmo.

Cães SRD podem viver bem em apartamentos?

É claro que um cão pequeno e de temperamento conhecido é a melhor opção para se ter em casa, mas a realidade é que todos os cães podem ser mantidos em apartamentos, independentemente da raça ou tamanho.

Os cães SRD (sem raça definida, os vira-latas são populares) são encontrados em 40% de nossas casas e apartamentos, pois quando bem cuidados e ensinados desde cedo, tendem a ser muito educados e dóceis.

Isso significa que, como acontece com os cães de raça pura, ter um animal pequeno em um apartamento depende mais do que você pode fazer por ele do que do espaço em que ele viverá.



Como criar um cachorro pequeno em um apartamento?

Os cuidados que teríamos com cães pequenos e mini são diferentes dos demais? Quando pensamos nelas, algumas características são importantes e precisamos conhecer um pouco mais sobre suas peculiaridades.

Isso facilita a oferta de cuidados específicos da raça. Por exemplo, alguns precisam de mais cuidado com a pele; outros podem ter problemas respiratórios. Por isso, é importante consultar um veterinário para ter certeza de como cuidar do seu pet.

Ainda assim, existem algumas precauções básicas que devem ser tomadas para todos os cães pequenos. Aqui estão algumas dicas para garantir a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação.

coloque redes de proteção nas janelas;
cuidar da higiene do cão e do ambiente;
leve o cachorro para passear todos os dias;
mantenha a higiene do animal sempre em dia;
oferecer a melhor alimentação;
organize um local específico para o cão dormir e se alimentar;
preparar um ambiente adaptado ao animal com brinquedos e desafios;
reserve um tempo para brincar com o bichinho e dê atenção;
treinar para usar um tapete higiênico.
Que precauções você deve seguir ao alimentar cães pequenos?

Uma das principais diferenças entre cães pequenos é o apetite seletivo que eles podem ter. É muito comum que os criadores encontrem lojas de animais informando que seu filhote está doente com a comida ou só come quando está associado a um petisco ou suplemento.

Cães menores podem ter gostos exigentes, tornando a alimentação um grande desafio. Isso se deve ao fato de que eles têm um número menor de células olfativas em comparação com cães grandes, então eles captam menos cheiros. Além disso, a digestão dos cachorros pequenos também é diferenciada. Eles têm uma capacidade digestiva maior, o que ajuda na absorção de água e pode levar a fezes secas.
 

Como escolher comida:

Não devemos esquecer que o tamanho do alimento deve ser adaptado ao tamanho do cão, para que a ingestão seja adequada e a mastigação apoie a limpeza mecânica dos dentes. Outro ponto a considerar na hora de escolher os alimentos é a palatabilidade.

Alimentos elaborados com ingredientes proteicos selecionados, além de serem altamente absorvíveis, contribuem para uma maior palatabilidade e reduzem as chances de constantes rejeições e mudanças na alimentação. Oferecer diferentes texturas, como um mix de alimentos secos e úmidos, pode ser uma ótima alternativa, principalmente para os mais exigentes.

Você ainda está pensando em suas escolhas alimentares, e outro ponto importante a se considerar é o mix de fibras que ele apresenta. A combinação de diferentes tipos de fibras que se complementam e a adição de prebióticos contribuem para a manutenção da saúde intestinal e regularidade do trânsito intestinal.

Como adaptar a experiência de um cachorro maior para apartamentos?

Para criar um cachorro maior em apartamento, é preciso escolher uma raça mais tranquila e fácil de treinar. Porém, a qualidade de vida e o bem-estar do animal dependem muito mais de seus cuidados diários.