Seu Gato Está Com Problema No Rim, Saiba O Que fazer?

 As doenças do trato urinário são comuns em gatos. Por isso, os palestrantes buscam opções de tratamento caseiro para gatos com problemas renais, urinários e de outros órgãos.

Continue lendo para saber mais sobre insuficiência renal em gatos, tratamentos caseiros e dicas importantes para cuidar de seu animal de estimação. E então, vamos?!


 

Doenças do trato urinário em gatos
Entre as doenças mais comuns em gatos está a insuficiência renal, que ameaça o funcionamento desse importante órgão do trato urinário. Os rins são responsáveis ​​por remover as impurezas do sangue e removê-las junto com a urina. Porém, nossos amigos bigodudos podem apresentar um grande número de outras doenças, como a cistite idiopática felina, entre outras doenças do aparelho urinário.

O sistema urinário do gato é formado por órgãos como rins, bexiga e ureteres. No entanto, infecções e doenças nessa área ameaçam o funcionamento de todo o organismo do animal.

Vamos aprender mais sobre insuficiência renal em gatos?

Insuficiência renal em gatos: causas e sintomas
Um gato com problema renal pode ter dois tipos de doença: IRA e IRC. ARF significa insuficiência renal aguda, enquanto IRC significa insuficiência renal crônica.

A doença renal aguda resulta em uma perda repentina da função renal e, embora grave, pode ser reversível. Na doença renal crônica, o número de néfrons diminui e, infelizmente, não há cura. Animais com esta condição devem, portanto, ser tratados e monitorados por toda a vida.

Os gatos têm quase o dobro de néfrons que os cães, e isso aumenta sua suscetibilidade a doenças renais.

As principais causas da condição incluem:

Idade avançada;
Câncer;
ingestão de alimentos tóxicos;
pedras nos rins;
baixo consumo de água;
alto consumo de proteína e fósforo.
Existem muitos sintomas que podem indicar a doença, entre eles: perda de peso, diarréia, vômito, exaustão e desidratação.

Por isso, se notar alguma alteração em seu pet, consulte seu veterinário.

Qual é o melhor remédio caseiro para um gato com problema renal?
Remédios caseiros para gatos com problemas renais
Já sabemos as causas e principais sintomas da insuficiência renal em gatos, certo? Então agora é a hora de conhecer o remédio caseiro para gatos com problemas renais!


Na verdade, o melhor tratamento renal para gatos só pode ser indicado pelo seu veterinário de confiança. Afinal, é necessário uma consulta de acompanhamento com um especialista para avaliar os melhores medicamentos para gatos com problemas renais. Além disso, é o especialista quem poderá dizer se a fluidoterapia será necessária e qual o comportamento que o adestrador deve adotar em relação ao animal.

Embora não exista um remédio caseiro seguro para um gato com problema renal, existem mudanças de rotina que fazem parte do tratamento. Estes incluem o aumento da ingestão de líquidos, mas existem muitos outros. Então, vamos ver outras maneiras de ajudar seu animal de estimação?

Confira dicas para cuidar de um gato com insuficiência renal!

Aumente o consumo de água oferecendo saquinhos de ração úmida e investindo em fonte de água.
Certifique-se de que a cama é adequada ao tamanho do animal e mantenha o substrato sempre limpo. Desta forma, você não vai desencorajar o animal de fazer xixi.
Leve seu gato ao veterinário a cada 6 meses.
Se for diagnosticada insuficiência renal, não ofereça comida humana, guloseimas para gatos e comida convencional. Problemas renais em gatos podem ser muito graves e potencialmente fatais, e o diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais para a recuperação do seu animal de estimação.

 

O veterinário provavelmente realizará exames de sangue e urina para avaliar a função renal do seu gato e determinar o tratamento apropriado. Alguns tratamentos podem incluir mudanças na dieta, medicamentos para ajudar a controlar a pressão arterial e a função renal, e fluidoterapia para ajudar a manter seu gato hidratado.

 

Além disso, é importante seguir as recomendações do veterinário para cuidados em casa e manter consultas de acompanhamento regulares para monitorar a saúde renal do seu gato e ajustar o tratamento, se necessário.