Saiba a Importancia de Passear Com Seu Cão!


 Como é bonito ver o nosso cão a descobrir o mundo - novos amigos sem fim, cheiros diferentes, alguns desafios e muitas aventuras.

Mas os passeios são tudo isso e muito mais – além de serem essenciais para a higiene e bem-estar de todos os cães, servem para fortalecer os laços de amizade, confiança e respeito entre os cães e os seus tutores. Partilha constante com benefícios mais do que comprovados para ambos, desde que estejam seguros e felizes!

E se para alguns de nós estes momentos são garantidos pela aprendizagem e pela experiência anterior, para outros revelam-se um verdadeiro puzzle.

Se este for o seu caso, não se preocupe. Siga nossas dicas para passear com seu cão na coleira e você terá muito tempo para fazer o que é mais importante - aproveitar a companhia do seu cão.

 

1. Aposte na segurança durante o passeio
Antes de viajar com o seu cão, verifique se os dados do microchip estão atualizados e se tem as vacinas e desparasitações (internas e externas) em dia.

Queremos que você faça muitos bons amigos durante suas viagens, mas agentes causadores de doenças como vírus, bactérias e parasitas não estão incluídos nesta categoria. Você não está apenas colocando em risco a saúde do seu cão, mas de toda a família.

Por isso, proteja-o sempre bem!

2. Escolha os acessórios certos para andar de coleira
São tantos modelos, tamanhos e formatos de coleiras, trelas e arneses que fica fácil ficar indeciso na hora de escolher. Mas o melhor numa fase inicial será sempre escolher as alternativas mais simples se forem seguras e adaptadas ao tamanho do seu cão.

Em geral, os músculos peitorais são os melhores. Eles cobrem uma superfície maior do corpo do animal, o que permite uma melhor distribuição do peso e oferece mais suporte. Além disso, como a força não é exercida na região traqueal, são mais confortáveis, principalmente para raças braquicefálicas (como pugs e buldogues franceses).

Quanto às trelas, por mais atraentes que possam parecer as extensíveis, são preferíveis as trelas curtas ou não retráteis. Pelo menos no início, e até que ambos se habituem a esta atividade, é bom ter o cão por perto, num raio de ação menor e fácil de controlar. Dessa forma, você não correrá o risco de ele "enrolar" onde ou com quem não deveria!

3. Acostume o cachorro com a coleira
Se o seu cão já estiver habituado a usar trela, será mais fácil fazer com que se sinta seguro e confiante quando sair para passear. Então comece a se adaptar desde cedo e em casa.

Primeiro, verifique se ele está confortável com o acessório onde prende a guia. Faça isso gradualmente, usando a coleira ou arnês por curtos períodos de tempo e aumentando gradualmente o tempo de uso. Recompense-o por uma boa recepção - isso pode ser comida, guloseimas, um brinquedo favorito ou expressões de alegria e encorajamento.

Em seguida, dê uma coleira para ele em casa para que ele se acostume. E comece a passear com ele por onde puder - no corredor, entre quartos, no terraço ou pátio, ou até no seu próprio jardim, se for o caso. Novamente, faça caminhadas curtas primeiro e aumente o tempo de exercício, continuando a recompensar o bom comportamento.

O mais importante é que ele associe o uso desses suplementos a uma experiência positiva e se sinta cada vez mais tranquilo e confortável com eles.


4. Pratique andar com coleira na rua
Quando sentir que seu cão se adaptou bem à coleira e coleira ou arnês, leve-o em passeios internos para o mundo exterior. Mas pegue os impulsos mais fortes e não vá longe demais, pelo menos no começo.

Comece a levá-lo para lugares perto de casa, tranquilos e com pisos limpos e regulares por períodos mais curtos.

Por melhor que tenha sido a preparação, lembre-se de que ela ocorreu em um ambiente controlado. E haverá muitos estímulos na rua que podem te excitar, distrair ou até assustar.

Assim, os primeiros passeios servirão para conhecer todos, desde outros animais a pessoas, novos cheiros e sons, diferentes tipos de terreno (relva, terra, areia, calçada,…) e muito mais. Sem pressa! Dê-lhe tempo para se adaptar a tudo ao seu próprio ritmo e não se esqueça de recompensá-lo sempre que desejar.

À medida que se sentir mais seguro, confiante e confortável com os novos elementos externos, aumente o tempo de caminhada e mude sua localização e proximidade de casa.

5. Deixe seu cachorro cheirar
Os cães percebem o mundo através do olfato. Por isso, é natural que tenham interesse em farejar tudo ao seu redor.

Se limitarmos esta exploração, impedimos que absorvam o ambiente e reduzimos o enriquecimento mental que um passeio deve proporcionar.

Assim, enquanto os primeiros passeios à trela, na rua, devem ser mais controlados no tempo e na distância, devido à adaptação inicial, uma vez ultrapassada esta situação, não há razão para os manter.

Escolha rotas tranquilas e reserve um tempo para o seu cão farejar com tranquilidade e segurança. Você contribuirá para uma experiência mais gratificante e evitará que ele se sinta frustrado e ansioso.

E sempre que possível, varie o local do passeio, privilegiando áreas com muitas árvores e cheiros novos para ele explorar!

6. Esteja preparado para as reações do seu cão
Os estímulos serão inevitáveis ​​e, na maioria das vezes, muito bem-vindos! São eles que vão enriquecer os passeios e torná-los inesquecíveis. Mas inicialmente eles podem ser a fonte de reações mais extremas em seu cão, então você deve saber como controlá-los desde cedo.

A aproximação de outros animais ou pessoas, sons desconhecidos, a presença de vários objetos e outros movimentos bruscos podem fazê-lo puxar a coleira, querer correr atrás de algo ou latir persistente e alto.

Seja qual for a situação, mantenha a calma, seja consistente em suas ações e tente transmitir uma mensagem assertiva. Por exemplo, se ele começar a puxar em uma direção diferente, fique parado até que ele apareça. E se ele quiser ir atrás de algo enquanto estiver fora, seja proativo. Tente redirecionar a atenção dele por meio de sua postura e voz, ou com um brinquedo ou guloseima. O mesmo se aplica em situações em que ele começa a latir. Chame a atenção dele para você e mantenha-o focado.

Com o tempo, os desafios diminuirão gradualmente, assim como as recompensas. Mas é bom tê-los à mão para reforçar o bom comportamento nos passeios com trela, se necessário. E, claro, nunca se esqueça da etiqueta adequada para passear – esteja sempre preparado com sacos de higiene para o seu cão!


7. Divirta-se!
Passear com o cachorro na coleira deve ser uma experiência positiva para vocês dois, levando a um vínculo, aventura e memórias fantásticas.

Então não se apresse. Relaxe e aproveite ao máximo e deixe-o desenvolver em seu próprio tempo. Com amor, dedicação e paciência, o seu cão será um companheiro verdadeiramente leal para os grandes momentos.