Depressão Em Cães? Saiba Se Seu Cão Tem e Como Evitar

Os cães podem sofrer de depressão, assim como os seres humanos. Os sintomas de depressão canina incluem:


1. Falta de interesse em atividades que antes eram apreciadas, como brincar ou passear;

2. Isolamento, evitando interações sociais e ficando em lugares escondidos ou isolados;

3. Perda de apetite ou interesse pela comida;

4. Sonolência excessiva ou letargia;

5. Mudanças no padrão de sono, como dormir mais do que o normal;

6. Falta de energia ou interesse em brincar ou explorar;

7. Mudanças no comportamento, como se tornar mais agressivo ou irritado do que o normal.

Saiba que são situações que muitas vezes os adestradores podem evitar, por isso preparamos para você este artigo com 5 formas de prevenir a depressão em cães e garantir uma melhor qualidade de vida ao seu amigo de quatro patas. Continue lendo para conferir!

1. Aumente o tempo de interação com o cachorro
Os cães precisam de atenção porque veem seus donos e família como sua gangue. Eles não podem ser isolados. É importante se comunicar com eles para que se sintam amados e se divirtam.

Tente aumentar esses momentos de interação com seu cachorro dando a ele um pouco mais de carinho, pedindo para ficar por perto, brincando com ele mais vezes, conversando com ele, entre outras atitudes que certamente fortalecerão o vínculo entre vocês.

2. Ofereça brinquedos novos
Os cães também ficam entediados fazendo a mesma coisa repetidamente. Eles precisam de algo para distraí-los, algo para afastar o tédio. Uma ótima alternativa é oferecer brinquedos novos.

Invista em uma variedade de brinquedos para o seu cão, para que ele tenha uma variedade de objetos para brincar. Trazer algo novo despertará seu interesse e manterá sua atenção, além de criar mais jogos para interagir.

3. Caminhadas diárias
As caminhadas são uma forma de prevenir a depressão em cães e garantir que eles façam algum exercício. Todo animal precisa de atividade, principalmente aqueles que vivem em ambientes menores.

Passeie com seu cachorro por pelo menos alguns minutos por dia. Deixe-o cheirar coisas novas, ver coisas diferentes e até interagir com alguns outros animais. É um momento interessante para ele, que lhe dará energia e o deixará feliz.

4. Incentive a alimentação natural
Maus-tratos também podem causar depressão em cães, incluindo alimentação insuficiente. Além de não atender às necessidades nutricionais do cão, isso pode afetar seu bem-estar.

Por isso, é interessante oferecer ao cão uma alimentação natural que não contenha ingredientes nocivos e reúna vitaminas e substâncias essenciais para um equilíbrio orgânico. Com seu estado de saúde atual, ele se sentirá melhor fisicamente e isso afetará sua saúde mental.

Vale lembrar que alimentação natural não é só o que preparamos em casa a partir de carnes e vegetais frescos. Existem também rações consideradas naturais devido à sua composição, que traz ingredientes naturais e deixa de lado as substâncias industrializadas.

5. Permita o acesso a uma parte maior da casa
O confinamento pode causar depressão em cães e é considerado até mesmo maus-tratos. Um cachorro precisa de espaço para se movimentar, brincar, ter acesso ao sol e precisa interagir com as pessoas da casa.


 

Dê ao seu cão acesso a mais partes da casa para que ele possa passear, relaxar em diferentes ambientes e também estar mais perto de você e seguir sua rotina. Dessa forma, você não se sentirá sozinho ou isolado.

É importante lembrar que a depressão em cães é um assunto sério e muitas vezes precisa ser tratado com medicamentos. Por isso, é fundamental observar os primeiros sintomas e oferecer ajuda ao seu cão o quanto antes para garantir o bem-estar dele. Leia também sobre os 6 problemas de comportamento canino mais comuns.

Se você notar sinais de depressão em seu cão, procure ajuda veterinária. Serão feitas avaliações para verificar se está tudo bem com a saúde do cão e você receberá instruções de como reverter essa situação e garantir que seu amigo de quatro patas volte a ser feliz como ante
s

.