Os Maiores Cuidados Que Você Deve Tomar ao Deixar o Seu Pet Sozinho

 Quando for inevitável deixar o cachorro sozinho em casa. Quando isso acontece, ele pode se sentir estressado e entediado. Por essas e outras razões, não é incomum que alguns deles exibam comportamentos perturbadores, como latidos excessivos, choro e destruição de objetos.



Mas o que fazer se nem sempre podemos levar nosso animal de estimação para todos os lugares? A boa notícia é que certas atitudes o ajudam nesse momento e evitam que a vivência da solidão seja percebida como dolorosa para ele.

Pensando nisso, criamos este artigo para explicar porque alguns pets não gostam de ficar sozinhos e os principais cuidados que você deve ter ao deixar seu amigo sozinho. Confira!

Por que alguns animais de estimação odeiam ficar sozinhos?
Quando um cachorro chora, late demais ou destrói objetos quando fica sozinho em casa, algo está errado. Esse tipo de comportamento mostra que por algum motivo eles não se sentem à vontade sem a presença dos tutores. Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer é tentar entender o motivo desse comportamento.

Entre as principais causas que levam a esse tipo de sofrimento está o fato de os cachorros serem animais sociais. Por isso, alguns não lidam bem com a solidão, precisando da companhia de pessoas ou de outros animais para manter seu bem-estar.

Algumas outras razões que levam a um sentimento negativo de estar sozinho também podem ser:

tédio;
estresse;
mudar de residência;
ansiedade de separação;
incerteza;
muito apego ao tutor;
necessidade de liberar o excesso de energia.
Algumas raças são mais apegadas aos professores e propensas a não lidar muito bem com a solidão. São os pinschers, dachshunds e lhasa apso, por exemplo.

Quais cuidados você deve ter ao deixar seu cachorro sozinho em casa? 

Quando deixamos nossos animais de estimação sozinhos em casa, é importante tomar alguns cuidados para garantir sua segurança e bem-estar. Aqui estão alguns dos maiores cuidados que você deve tomar:

 

1. Garanta que o ambiente seja seguro: verifique se não há objetos perigosos que possam machucar ou sufocar seu animal, ou que possam ser destruídos e engolidos.

 

2. Mantenha água fresca e comida disponível: certifique-se de que seu animal tenha acesso a água limpa e fresca, além de comida suficiente para o período em que você estiver fora.

 

3. Faça exercícios físicos antes de sair: leve o seu animal de estimação para uma caminhada, brinque com ele ou proporcione algum tipo de atividade física para que ele se sinta cansado e possa descansar quando você sair.

 

4. Deixe-o com brinquedos e objetos de entretenimento: brinquedos e objetos de entretenimento podem ajudar a manter seu animal de estimação ocupado enquanto você estiver fora, evitando que ele fique entediado e ansioso.

 

5. Verifique se as janelas e portas estão bem fechadas: certifique-se de que seu animal de estimação não tenha acesso a áreas perigosas ou que possa fugir.

 

6. Considere contratar um cuidador ou passeador de cães: se você ficar fora por longos períodos de tempo, considere contratar um cuidador ou passeador de cães para visitar e cuidar do seu animal enquanto você estiver fora.

 

7.Teste a adaptação do seu pet: antes de deixar seu animal de estimação sozinho por longos períodos de tempo, faça um teste de adaptação, deixando-o sozinho por curtos períodos e observando sua reação e comportamento. Se ele demonstrar sinais de ansiedade, você pode precisar ajustar o tempo que ele passa sozinho ou procurar um treinamento especializado.

 


Mordedores com diferentes texturas também são indicados. Isso permitirá que você libere energia e ajude a evitar o tédio e o estresse. Outra dica é usar esses itens para criar pequenos círculos de apoio à caça.

Como você viu, alguns truques ajudam a evitar ou reduzir problemas quando você deixa seu cachorro sozinho. Lembre-se que estabelecer uma rotina é fundamental para manter a estabilidade emocional do seu pet. Portanto, sempre reserve um tempo para isso quando chegar em casa.