Por Que Meu Gato Está Babando, é normal? Confira!

 


Em geral, não é normal que um gato esteja babando excessivamente. O excesso de salivação, também conhecido como sialorreia, pode ser um sinal de diferentes problemas de saúde em gatos, incluindo problemas dentários, inflamações na boca, problemas gastrointestinais, problemas neurológicos, entre outros.

 

Quando um gato baba, o que pode ser?

 

A saliva é necessária para o funcionamento do organismo do animal em perfeito estado. Além de auxiliar e facilitar a descida dos alimentos, é responsável por lubrificar a boca, proteger os dentes e auxiliar em muitas outras atividades do corpo humano e animal.

 

No entanto, a baba de um gato pode ser um sinal de alerta de algumas condições de saúde. Para entender melhor essa condição, aqui estão as causas mais comuns.

 

Seu gato está babando? Confira algumas possíveis causas e o que fazer!

 


1. Intoxicação: Um gato, como qualquer outro animal, tende a ser bastante curioso. Eles estão sempre cheirando objetos, explorando o ambiente, escalando lugares, e nesse trajeto podem acabar encontrando plantas tóxicas, produtos de limpeza e outros objetos que podem intoxicá-los.

 

Você sabia que drogas aplicadas no organismo do seu pet também podem causar intoxicação? Sim, esta é uma situação que pode acontecer e a reação pode ser um gato babando po de espuma

tomar remédio. Isso porque os felinos estão acostumados a lamber o próprio corpo, as patas, etc. Portanto, é preciso ter cuidado ao aplicar produtos como antipulgas.

 

Uma vez que a intoxicação ocorre no corpo do animal, um dos principais fatores que mostram que ela não é possível é a salivação extrema. Isso significa que quando um gato baba espuma, o envenenamento pode ser a principal causa. Nesse caso, além da salivação excessiva, outros sintomas comuns são: febre, vômitos e perda de consciência.

 

2. doenças: Um gato babando também pode ser um alerta de que o animal está com algum problema de saúde! Muitas doenças costumam causar náuseas e vômitos, o que faz o animal salivar. É o caso, por exemplo, da insuficiência renal.

 

Doenças na boca ou nos dentes também podem causar condições adversas para os pets, como um odor ou até mesmo uma baba transparente do gato. Geralmente, esses sintomas aparecem como resultado de cáries, tártaro e outros problemas bucais.

 

3. ingestão de objetos: Lembra como dissemos que os gatos são animais curiosos? A ingestão de objetos, peças, acessórios ou mesmo cabelos pode aumentar o risco de irritação do aparelho digestivo, obstrução alimentar ou intussuscepção (inserção de parte do intestino no próprio intestino).

 

 Estas são algumas das causas que podem deixar seu gato babando espuma. Por isso, invista em brinquedos pequenos e mantenha itens como brincos e botões fora do alcance dos pets. Quando se trata de bolas de pelo, a forma mais eficaz de prevenir os pelos encravados é a escovação regular, atividade que aumenta a salivação e também o desenvolvimento de outras doenças.

 

O animal pode conseguir remover esse "corpo estranho" sozinho, mas em outros casos precisará de ajuda para se livrar da obstrução. Em qualquer caso, certifique-se de obter aconselhamento de um veterinário.

 

4. Estresse: O estresse também pode causar salivação excessiva em gatos. Quando são expostos a situações que os deixam desconfortáveis ​​ou com medo. Nessa situação, vale tentar acalmá-lo e observar se a saliva continua aumentando ou diminuindo. Caso não pare, o correto é levar o animal ao veterinário para verificar possíveis causas e tratamento.

 


Se você notar que seu gato está babando excessivamente, é importante levá-lo ao veterinário para uma avaliação completa e tratamento, se necessário. O tratamento dependerá da causa subjacente da sialorreia e pode incluir medicação, intervenção cirúrgica, tratamento dentário ou outros cuidados de suporte.