Seu Cão Está Sonolento? Saiba O Que Pode ser?

Se o seu cão está sonolento e apresenta outros sintomas, como falta de energia, apatia, perda de apetite, tosse, espirros ou outros sinais de doença, é importante levá-lo ao veterinário para um exame físico completo. Esses sintomas podem ser indicativos de uma doença subjacente, como infecção, doença cardíaca, distúrbios endócrinos, anemia, doença renal, entre outras condições que podem afetar o comportamento e o bem-estar do seu cão.

 

No entanto, se o seu cão está sonolento sem outros sintomas, pode ser simplesmente porque ele está cansado ou relaxado. Assim como os humanos, os cães precisam de tempo suficiente para descansar e dormir para manter uma boa saúde física e mental. É importante garantir que seu cão tenha um local confortável e tranquilo para dormir e que possa descansar adequadamente sem interrupções. Além disso, se o seu cão estiver em uma rotina de exercícios intensa, ele pode precisar de mais tempo para descansar e se recuperar.

 

No entanto, se o seu cão apresentar sonolência constante, sem razão aparente, por um período prolongado, pode ser um sinal de que algo não está certo e é importante levá-lo ao veterinário para avaliação.

 

Vale lembrar que as causas podem ser muitas, por isso, antes de começar a pensar em como dar qualquer remédio caseiro para cachorro com debilidade, é preciso descobrir o que o peludo tem. Para isso, ele deve ser levado ao veterinário. Afinal, esse é um sintoma clínico comum a diversas doenças, como:


trauma que deixa o cão com dor e dando a impressão de que está fraco;
artrite ou artrose;
cão Cão;
lesões musculares ou neurológicas que podem fazer com que um cão tenha fraqueza nas patas dianteiras ou traseiras;
hérnias;
parvovírus;
doença do carrapato;
tumores;
doenças ortopédicas que podem causar fraqueza nas patas traseiras ou dianteiras do cão;
doenças metabólicas;
intoxicação;
doença do carrapato;
meningite.
A lista de possibilidades é longa, então se você vir um cachorro com pernas fracas e tremores, você precisa levá-lo à clínica o mais rápido possível para ser examinado por um veterinário.

um cachorro mais velho deitado no colo do dono
Sinais que podem estar associados a um cão fraco
Além de perceber que a pelagem está fraca, é provável que o treinador perceba outros sinais clínicos. Eles podem ocorrer com várias doenças, mas o veterinário certamente os levará em consideração durante o exame. As manifestações que podem ser observadas incluem:

apatia;
dificuldade para se levantar, andar ou subir escadas;
arrastar um membro, como um cachorro com patas dianteiras fracas;
espasmos musculares;
pernas cruzadas ao caminhar;
paresia;
olhos encovados em caso de desidratação grave;
cão com artrite reumatóide e fraqueza.
Como ajudar um cachorro com fraqueza?
Para saber o que dar a um cachorro com fraqueza, você precisa descobrir o que ele tem. Quem pode fazer isso é um veterinário. Portanto, se você perceber que seu animal de estimação apresenta algum desses sinais clínicos, leve-o para um exame.

Você deve contar a eles tudo o que sabe na clínica. Por exemplo, diga há quanto tempo o animal está diferente, se comeu algo novo, se foi vacinado ou não e quando foi vermifugado pela última vez. Tudo isso pode ajudar a concluir o diagnóstico.

Durante a consulta, o especialista fará um exame físico que lhe permitirá avaliar como estão as funções vitais e se a pelagem está desidratada. Dependendo do que o veterinário encontrar, eles podem solicitar exames adicionais. Entre eles:

hemograma;
bioquímico;
Raio X;
ultrassom;
tomografia.
Terapia
 


O tratamento para um cão com fraqueza varia de acordo com o diagnóstico. Se a apatia do cão estiver associada à desidratação, por exemplo, é provável que o veterinário inicie a fluidoterapia (soro intravenoso) antes de realizar exames complementares.

Por outro lado, se for decorrente de artrite, pode ser prescrito o uso de anti-inflamatórios. Doenças como cinomose ou parvovirose provavelmente exigirão que o animal seja hospitalizado. No entanto, o tratamento dependerá da causa da fraqueza.

Como evitar que o animal fique fraco?
Certifique-se de que ele receba uma alimentação de qualidade ou uma alimentação natural balanceada conforme prescrito pelo veterinário;
Vacine seu pet anualmente para prevenir doenças como parvovirose e cinomose;
Vermifugue o animal de acordo com as instruções do veterinário.