Seu Gato Esgasgou? Saiba Como desengasgar e evitar o problema!

Ver um gato engasgado causa calafrios na espinha de qualquer professor. Você sabe o que fazer nesses momentos de emergência? Se o animal tossir muito e tentar regurgitar, é provável que esteja sufocando e precise de sua ajuda o quanto antes.

Mas não entre em pânico! Acalme-se para não deixá-lo ainda mais nervoso. 

 


O que causa engasgo em gatos?
Muitos professores já viram seu gato sufocar em algum momento. Além da comida, os gatos podem se engasgar com vários itens, como:

Bolinhas
brinquedos pequenos
Linhas de pesca
Linhas de costura
Barbantes

Isso ocorre porque o vômito varia em gravidade. Em casos graves, o veterinário pode até sugerir cirurgia para remover o objeto estranho.

Portanto, é dever do tutor prevenir essa situação! De forma bem simples e prática é possível ter uma rotina tranquila, sem preocupações.

O gato está engasgando com o cabelo
 

Uma das causas mais comuns é a formação dos tricobezoares, as conhecidas bolas de pelo. Embora os felinos estejam acostumados a engolir pelos durante a higiene, o excesso a longo prazo pode causar engasgos e até indigestão.

sintomas de asfixia do gato
Não é difícil notar que o gato parece estar sufocado. Alguns personagens são:

tente vomitar
entupimento
Arraste a pata até o focinho
Esfregue a cabeça no chão
Língua e gengivas azuis ou roxas
entupimento
salivação excessiva
sede excessiva
Apatia

 



Quando você perceber que seu gato está engasgado, é importante agir rapidamente. Por isso, conhecer as táticas de primeiros socorros pode te ajudar, é importante agir rapidamente para evitar complicações. Aqui estão alguns passos que você pode seguir:

    • Mantenha a calma para não assustar o animal.

    • Verifique se o gato consegue respirar normalmente. Se ele estiver tossindo ou expelindo saliva, pode ser um sinal de que ele está tentando desobstruir as vias respiratórias.

    • Se você conseguir ver o objeto ou alimento que esteja obstruindo a passagem de ar, tente removê-lo cuidadosamente com a ajuda de uma pinça ou pano úmido.

    • Se o objeto não estiver visível ou se você não conseguir removê-lo, leve o gato imediatamente ao veterinário mais próximo. O veterinário terá os equipamentos adequados para remover a obstrução com segurança.

É importante lembrar que, em caso de engasgo, nunca dê água ou tente forçar o animal a tossir, pois isso pode piorar a situação. Além disso, é importante manter o gato calmo e em uma posição confortável enquanto você procura ajuda veterinária.