Gravidez Psicológica, Meu Pet Pode Passar Por Isso?

 A gravidez mental em animais é um problema comum que afeta principalmente fêmeas não castradas. Ocorre em um distúrbio hormonal que causa alterações físicas e comportamentais em uma mulher que apresenta todos os sintomas da gravidez sem realmente estar grávida.


Muitos estímulos hormonais estão presentes durante o estro, algumas fêmeas são mais sensíveis às oscilações hormonais, apresentando sinais clínicos de gravidez mesmo que não tenham tido contato com um macho.

A pseudociese, popular gravidez psicológica, embora dure em média duas semanas e raramente seja algo grave, é bastante desagradável.

Ocorre principalmente em cadelas, enquanto a gravidez psíquica é rara em gatas. A diferença entre cadelas e gatas se deve ao ciclo estral. Enquanto a fêmea ovula espontaneamente, a gata precisa da cópula para estimular a ovulação.

Gravidez psicológica: conheça os sintomas
Animais com gravidez psicológica apresentam alguns sintomas clínicos e comportamentais. Aprenda a identificar:


inchaço nas glândulas mamárias;
Faça um ninho ou procure um canto escondido como você deveria ter bebês
Produção de leite;
Inchaço abdominal;
Agressividade, irritabilidade ou inquietação
Apego a objetos (brinquedos, travesseiros, roupas) usados ​​como filhos;
Falta de apetite;
Ela geme e mia.

Os sintomas da gravidez psicológica em pets incluem comportamentos como aninhamento, busca por objetos para "criar ninhos", aumento da agressividade, perda de apetite, aumento da ingestão de água, desenvolvimento de glândulas mamárias e produção de leite.

 

Se você notar algum desses sintomas em seu pet, é importante levar ao veterinário para avaliar a situação e indicar o melhor tratamento. Em alguns casos, pode ser necessário administrar medicamentos hormonais ou realizar procedimentos cirúrgicos para remover as glândulas mamárias.

 



Os treinadores devem estar atentos a qualquer alteração comportamental e procurar a ajuda de um profissional veterinário para aliviar os sintomas. Como qualquer outra condição médica, a medicação para gravidez psicológica deve ser prescrita por um profissional.

Você nunca deve tratar seu animal de estimação sozinho. Um especialista indicará o tratamento ideal para ajudar a reduzir a produção de leite e até secá-lo, além de aliviar os sintomas físicos, principalmente o inchaço das mamas.


Como evitar a gravidez psíquica em animais
Um animal com gravidez psíquica pode acreditar que qualquer brinquedo é seu filho, a proximidade desses objetos geralmente intensifica os sintomas da gravidez psíquica. Por outro lado, o animal pode sentir a ausência desses filhotes caso sejam afastados repentinamente.

A castração é a melhor forma de evitar que as cadelas desenvolvam uma gravidez psíquica. Para evitar o cio e sofrer com alterações hormonais, o ideal é fazer a castração antes do primeiro cio, converse com seu veterinário sobre a possibilidade de castração.


Se o seu gato ou cachorro não for mestiço, assim que notar qualquer alteração que indique que ela está grávida, consulte um profissional o mais rápido possível. O dever do tutor é manter a saúde do animal em dia.

 

Além disso, é importante que você evite estimular comportamentos de maternidade em seu pet, como acariciar e elogiar enquanto ele busca por objetos para fazer ninhos, pois isso pode agravar o problema.